Author Topic: Não estou conseguindo instalar  (Read 5160 times)

Onjahyr-BR

• Full Member
Não estou conseguindo instalar
« on: September 05, 2006, 04:17:30 pm »
Não estou conseguindo instalar o Lazarus Trunk baixado pelo SVN Revisão 9817

Uso o Suse 10.1, baixei todas as dependências, coloquei o arquivo fpc.cfg em /etc e dei permissão 644 para o mesmo. Claro, também compilei o Free Pascal Trunk pelo SVN Revisão 4557, depois de compilado eu copiei o novo ppc386 para a pasta /usr/bin

Quando eu vou compilar o Lazarus, dá a seguinte mensagem:

...

make[1]: Leaving directory `/home/onjahyr/Install/Lazarus/SVN/lazarus/ideintf'
make -C lcl all
make[1]: Entering directory `/home/onjahyr/Install/Lazarus/SVN/lazarus/lcl'
/bin/rm -f units/i386-linux/alllclunits.ppu
/usr/bin/ppc386 -gl -Fu. -Funonwin32 -Fuforms -Fuwidgetset -Fiinclude -FE. -FUunits/i386-linux -Fl/usr/lib/gcc/i586-suse-linux/4.1.0 -Fl/usr/X11R6/lib/Xaw3d -Fl/usr/X11R6/lib -Fl/usr/i486-linux-libc5/lib=libc5 -Fl/usr/i386-suse-linux/lib -Fl/usr/local/lib -Fl/opt/kde3/lib -Fl/opt/gnome/lib -Flinclude -Fl/etc/ld.so.conf.d/*.conf -di386 alllclunits.pp
Fatal: Can't find unit System
Fatal: Compilation aborted
make[1]: ** [alllclunits.ppu] Erro 1
make[1]: Leaving directory `/home/onjahyr/Install/Lazarus/SVN/lazarus/lcl'
make: ** [lcl] Erro 2

Parece que tem unit faltando é? como resolver este pepino que tá me deixando louco de raiva aqui??????

Agradeço a ajuda.

felipemdc

• Administrator
  • Hero Member
  • *
Re: Não estou conseguindo instalar
« Reply #1 on: September 05, 2006, 04:32:02 pm »
Quote from: "Onjahyr-BR"
Não estou conseguindo instalar o Lazarus Trunk baixado pelo SVN Revisão 9817

Uso o Suse 10.1, baixei todas as dependências, coloquei o arquivo fpc.cfg em /etc e dei permissão 644 para o mesmo. Claro, também compilei o Free Pascal Trunk pelo SVN Revisão 4557, depois de compilado eu copiei o novo ppc386 para a pasta /usr/bin

Putz, tem algum motivo em especial para querer compilar tudo? Digo, especialmente o compilador. É muito mais fácil instalar com os pacotes RPM. Você pode baixar eles aqui:

http://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=89339&package_id=192181

Se quiser usar o Lazarus do Subversion eu recomendo que você instale os pacotes RPM do compilador (fpc e fpc-src) e depois compile o Lazarus.

Não é recomendável utilizar o Compilador do Subversion.

Onjahyr-BR

• Full Member
RE: Re: Não estou conseguindo instalar
« Reply #2 on: September 05, 2006, 04:59:28 pm »
mas o compilador instalou sem nenhum erro, o problema é com o Lazarus, será que não tá faltando nada?

Onjahyr-BR

• Full Member
RE: Re: Não estou conseguindo instalar
« Reply #3 on: September 05, 2006, 05:32:09 pm »
Ok, instalando os RPM's que vc citou é compilado normalmente sem nenhum erro, foi alterado o arquivo fpc.cfg (nem precisei mudar nada neste arquivo), o Lazarus compilou sem nenhum erro, porém, nas versões 0.9.16 eu fazia diferente, e instalava a mais nova versão tanto do fpc como do lazarus e funcionava direitinho.... Outra coisa que notei é o conteúdo do fpc.cfg, a que eu usava é totalmente diferente do que este, extranho isso, o fpc compilou direitinho, mas o lazarus parece que só aceita o compilador 2.0.0.2 do fpc. Deve ser por causa disso!!!!

Bom, agradeço a ajuda...

felipemdc

• Administrator
  • Hero Member
  • *
Re: RE: Re: Não estou conseguindo instalar
« Reply #4 on: September 05, 2006, 06:51:58 pm »
Quote from: "Onjahyr-BR"
mas o lazarus parece que só aceita o compilador 2.0.0.2 do fpc. Deve ser por causa disso!!!!

Não, não é isso.

É que a versão mais nova do Free Pascal (a 2.1.x, aquela que você baixa do subversion) é instável, devido ao enorme número de modificações sendo feitas nela.

As vezes funciona sem problemas, as vezes, durante mudanças grandes, não funciona. O recomendado é usar os pacotes RPM, a não ser que você precise de algo que só existe na versão 2.1.x, como suporte a Windows CE.

TinyPortal © 2005-2018