Recent

Author Topic: Certificação Lazarus  (Read 3828 times)

alessandro1500

  • Newbie
  • Posts: 3
Certificação Lazarus
« on: May 20, 2017, 09:57:21 pm »
[Sugestão] Há alguma certificação Lazarus, senão o que acham de propor aos mantenedores do projeto?

hrayon

  • Full Member
  • ***
  • Posts: 118
Re: Certificação Lazarus
« Reply #1 on: May 25, 2017, 02:00:43 pm »
Que eu saiba, não há.
Até onde eu saiba, montar uma estrutura (cursos, avaliações, divulgação, etc.) para sustentar a geração de certificações envolve um investimento(tempo e dinheiro) que imagino que os mantenedores do projeto não estarão dispostos a bancar para arriscar.
O FPC possui uma fundação (https://foundation.freepascal.org/), mas creio que o Lazarus, não.
Imagino não haver uma estrutura jurídica para o Lazarus, o tornaria vulnerável a possíveis processos do seu maior concorrente pago. Processos podem ser aberto com um mínimo de fundamento, e defendê-los não envolverá um mínimo de custos.
Já o FPC, não, é mais independente e menos sujeito a esse tipo de situação.
O caminho mais natural seria de alguma forma os usuários conseguirem aumentar a presença de softwares feitos usando FPC/Lazarus no mercado e as escolas adotarem o seu ensino, e apoiarem a fundação FPC (doações) que poderia retribuir não em certificação, mas em manter o FPC/Lazarus sendo atualizados (que eles já fazem isso de graça!).
A certificação poderia ser independente, da escola. Se a escola for boa, a certificação terá valor. Se não for, não terá.

bylaardt

  • Sr. Member
  • ****
  • Posts: 309
Re: Certificação Lazarus
« Reply #2 on: May 25, 2017, 11:29:34 pm »
certificação é para sistemas proprietários que não divulgam seus códigos fontes para que você não precise "adivinhar" como as coisas funcionam.
Quando o código é aberto, estuda-se o código!
Simples assim!

alessandro1500

  • Newbie
  • Posts: 3
Re: Certificação Lazarus
« Reply #3 on: June 10, 2017, 09:17:18 am »
Perfeito amigos, entendi sim, obrigado pelas informações, só fez eu gostar mais do projeto Lazarus. Abs a todos.

 

TinyPortal © 2005-2018