Recent

Author Topic: PascalMagick - problemas na compilação de exemplos  (Read 3488 times)

neodarkman

  • New Member
  • *
  • Posts: 35
PascalMagick - problemas na compilação de exemplos
« on: March 26, 2015, 12:35:30 am »
Alguém conseguiu usar essa unit???
Tentei compilar os exemplos, mas esbarro na mensagem:

/usr/bin/ld: não foi possível encontrar -lWand


Eu tenho o pacote imagemagick/magickwand instalado e funcionando (uso ele em outros programas).

Uso Kubuntu 14.10+
Lazarus 1.2.6
FPC 2.6.4
ImageMagick 8:6.7.7.10+dfsg-4ubuntu1

bylaardt

  • Sr. Member
  • ****
  • Posts: 309
Re: PascalMagick - problemas na compilação de exemplos
« Reply #1 on: March 26, 2015, 01:59:20 am »
Eu preciso apenas do programa convert do imagemagick, por isso eu uso um TprocessUTF8 para acessá-lo.
não uso a unit por motivo de não conseguir rodar o sistema caso não tenha as bibliotecas instaladas.

mas se o erro que você descreveu você consegue corrigir instalando criando um atalho (com "ln -s")  de "/usr/lib/x86_64-linux-gnu/libMagickWand.so.5" para o  para o local onde acusa a falta da biblioteca.

Mas isso deixará de funcionar quando a biblioteca for atualizada e/ou mudar de versão, sem contar que precisará  personalizar o atalho em cada máquina instalada (versões 32 bits e distros diferentes de (?)ubuntu possuem outros caminhos).

neodarkman

  • New Member
  • *
  • Posts: 35
Re: PascalMagick - problemas na compilação de exemplos
« Reply #2 on: March 26, 2015, 08:13:17 pm »
Eu preciso apenas do programa convert do imagemagick, por isso eu uso um TprocessUTF8 para acessá-lo.
não uso a unit por motivo de não conseguir rodar o sistema caso não tenha as bibliotecas instaladas.

mas se o erro que você descreveu você consegue corrigir instalando criando um atalho (com "ln -s")  de "/usr/lib/x86_64-linux-gnu/libMagickWand.so.5" para o  para o local onde acusa a falta da biblioteca.

Mas isso deixará de funcionar quando a biblioteca for atualizada e/ou mudar de versão, sem contar que precisará  personalizar o atalho em cada máquina instalada (versões 32 bits e distros diferentes de (?)ubuntu possuem outros caminhos).
Ok entendi. E se compilar o programa no rWindows?
Eu desenvolvo no llinux, mas alguns programas são feitos para rodar em rWindows...

bylaardt

  • Sr. Member
  • ****
  • Posts: 309
Re: PascalMagick - problemas na compilação de exemplos
« Reply #3 on: March 31, 2015, 09:19:33 pm »
funciona bem.
mas eu faço por compilação cruzada.
não preferes configurar para compilar para windows dentro do próprio Kubuntu?
« Last Edit: March 31, 2015, 09:21:25 pm by bylaardt »

neodarkman

  • New Member
  • *
  • Posts: 35
Re: PascalMagick - problemas na compilação de exemplos
« Reply #4 on: March 31, 2015, 09:58:19 pm »
Eu uso uma máquina virtual para compilar para windows, aí tenho a certeza da compatibilidade. Tomo a precaução de que as versões Lazarus/freepascal sejam as mesmas em ambos sistemas. Uso o linux no meu dia a dia, mas onde trabalho... ainda usam rWindows...

bylaardt

  • Sr. Member
  • ****
  • Posts: 309
Re: PascalMagick - problemas na compilação de exemplos
« Reply #5 on: March 31, 2015, 10:25:18 pm »
varia pessoas atuam sobre o mesmo projeto ao mesmo tempo?

neodarkman

  • New Member
  • *
  • Posts: 35
Re: PascalMagick - problemas na compilação de exemplos
« Reply #6 on: March 31, 2015, 11:57:58 pm »
Não, apenas eu.
Na verdade sou professor de Física numa escola pública, e crio programas para facilitar o dia a dia da escola. Estou tentando transformar os scripts (bash) que uso para criar o que chamamos de "carômetro" (folha com fotos de todos os alunos para facilitar a identificação na portaria e na reunião de pais) em um aplicativo gráfico. Meus scripts usam o ImageMagick, mas rodam sob linha de comando.

 

TinyPortal © 2005-2018