Recent

Author Topic: Básico para fazer cadastro com Lazarus + MySQL  (Read 4017 times)

mtarantjr

  • Newbie
  • Posts: 2
Básico para fazer cadastro com Lazarus + MySQL
« on: September 12, 2014, 02:20:50 am »
Boa Noite Senhores.
Estou há dias pesquisando e procurando soluções para começar a conhecer o Lazarus mas estou tendo dificuldades em encontrar instruções básicas para iniciar cadastros usando o Lazarus com MYSQL.
Gostaria de indicações de onde encontrar e também saber se existe algum componente que facilite a criação de cadastros (formulários) a partir de bases de dados. Algo parecido com aquela ferramenta existente no Delphi 7 que cria o form a partir de uma base paradox, mas para MYSQL. Ou alguma outra ferramente que automatize a criação de formulários.
Muitíssimo obrigado antecipadamente.
Mauro

ezlage

  • Guest
Re: Básico para fazer cadastro com Lazarus + MySQL
« Reply #1 on: October 09, 2014, 04:06:58 pm »
Isso é muito tranquilo.

Uma vez que você tem uma Table conectada, pode arrastar os campos para o formulário criando os Labels e Edits.

Eu utilizo o ZeosLib para conexões a bases de dados, mas o Lazarus também tem componentes nativos.

ezlage@live.com

Mike.Cornflake

  • Hero Member
  • *****
  • Posts: 1260
Re: Básico para fazer cadastro com Lazarus + MySQL
« Reply #2 on: October 09, 2014, 05:21:12 pm »
<via Google Translate>
Isso é muito tranquilo.

:-) Opa, não de propósito ...

Gostaria de indicações de onde encontrar e também saber se existe algum componente que facilite a criação de cadastros (formulários) a partir de bases de dados. Algo parecido com aquela ferramenta existente no Delphi 7 que cria o form a partir de uma base paradox, mas para MYSQL. Ou alguma outra ferramente que automatize a criação de formulários.

:-( Desculpe, eu não sei de quaisquer dessas ferramentas para uso com Lazarus...

Para a conexão real, ZeosLib funciona bem para mim também. Você só precisa de uma dll a partir da instalação do MySQL.
« Last Edit: October 09, 2014, 05:23:55 pm by Mike.Cornflake »
Lazarus Trunk/FPC Trunk on Windows [7, 10]
  Have you tried searching this forum or the wiki?:   http://wiki.lazarus.freepascal.org/Alternative_Main_Page
  BOOKS! (Free and otherwise): http://wiki.lazarus.freepascal.org/Pascal_and_Lazarus_Books_and_Magazines

 

TinyPortal © 2005-2018