Recent

Author Topic: BUG - Acentuação no português-BR  (Read 42386 times)

Anonymous

  • Guest
BUG - Acentuação no português-BR
« on: March 04, 2006, 04:23:33 pm »
Baixei a versão em desenvolvimento (0.9.13) e ao editar no "editor de código", as acentuações dos caracteres não funciona...
No TLabel também não, mas se mudar a fonte ela funciona, mas só nos componentes, no editor de código nada...

Daria para alguém traduzir o texto acima? vai ver que algum gringo saiba o que tá acontecendo....


Falowww

OnixJr

  • Full Member
  • ***
  • Posts: 172
    • http://www.brlazarus.kit.net
RE: BUG - Acentuação no português-BR
« Reply #1 on: March 11, 2006, 04:25:18 am »
{$IFDEF PT-BR}

Qual teclado você está utilizando? ABNT2 ou ABNT? Qual seu Sistema Operacional?
Verifique se os acentos são permitidos no componente TSynEdit ou não (isso mostra se o erro é no Source Code ou no SynEdit)...

{$ELSE}

What KeyBoard you use? ABNT2 ou ABNT? What you OS?
Check if accents are allowed in component TSynEdit or not (this show if error is in Source Code ou in SynEdit)...

{$ENDIF}
Portal Lazarus Brasil - http://lazaruspascal.codigolivre.org.br/portal.php
Lazarus BOOK (in portuguese) - http://lazarus-book.blogspot.com
<hipernetjr@yahoo.com.br> - Curitiba/Brazil

Anonymous

  • Guest
RE: BUG - Acentuação no português-BR
« Reply #2 on: March 26, 2006, 03:14:04 pm »
1. Teclado ABNT2
2. Linux Suse 10
3. Funciona no componente TSynEdit

No Linux meu teclado funciona perfeito, todas as teclas, acentuações, etc....

Aguardo resposta, desculpe pela demora, estive com problemas pessoais....

Anonymous

  • Guest
RE: BUG - Acentuação no português-BR
« Reply #3 on: March 26, 2006, 03:18:37 pm »
Esqueci de dizer.

Além de estar usando o Suse Linux 10, eu uso o Gnome (ambiente principal do Lazarus)

OnixJr

  • Full Member
  • ***
  • Posts: 172
    • http://www.brlazarus.kit.net
RE: BUG - Acentuação no português-BR
« Reply #4 on: April 01, 2006, 05:55:31 am »
E quanto à versão 0.9.14, persiste o problema???
Portal Lazarus Brasil - http://lazaruspascal.codigolivre.org.br/portal.php
Lazarus BOOK (in portuguese) - http://lazarus-book.blogspot.com
<hipernetjr@yahoo.com.br> - Curitiba/Brazil

Robson-PB

  • New Member
  • *
  • Posts: 11
BUG - Acentuação no português-BR
« Reply #5 on: August 24, 2006, 03:31:27 pm »
Versões mais antigas estão cheias de Bugs e ninguém vai querer retroceder né? ninguém é da família de caranguejo!! Eu quero instalar novas versões, mesmo que tenham novos erros.... Mas sem poder usar caracteres acentuados só se eu não estivesse no Brasil. É porisso os gringos nem fazem questão a isso, eles não usam mesmo!!!!!!!!
Parece que vou ter que ir para o Java, já tô ficando de saco cheio com essa porcaria. Desculpem, mas o projeto Eclipse é aberto, mas não demora tanto quanto o Lazarus....

Onjahyr-BR

  • Full Member
  • ***
  • Posts: 121
BUG - Acentuação no português-BR
« Reply #6 on: September 05, 2006, 11:09:29 pm »
Eu instalei a mais nova versão do Lazarus (0.9.17 Revisão 9817), e não está funcionando os caracteres acentuados. Há alguma solução para isso? como vou criar uma mensagem "ShowMessage('Olá, isso é um BUG?')" com caracteres acentuados se não acentua? Alguém sabe como usar o jeitinho brasileiro????

felipemdc

  • Administrator
  • Hero Member
  • *
  • Posts: 3538
BUG - Acentuação no português-BR
« Reply #7 on: September 05, 2006, 11:53:53 pm »
Quote from: "Onjahyr-BR"
como vou criar uma mensagem "ShowMessage('Olá, isso é um BUG?')" com caracteres acentuados se não acentua? Alguém sabe como usar o jeitinho brasileiro????


Abre o arquivo fonte em outro editor, como o kedit ou qualquer outro e escreva o acento. Depois que tiver vários acentos no seu código você pode ir usando CTRL+C e CTRL+V para copiar e colar eles de um lado para o outro.

Onjahyr-BR

  • Full Member
  • ***
  • Posts: 121
BUG - Acentuação no português-BR
« Reply #8 on: September 06, 2006, 12:33:59 am »
ok, mas quanto aos TLabel's, qual fonte usar?

Eu já coloquei muitas fontes e todas elas não aceita caracteres acentuados. No Object Inspector aceita normalmente, mas no componente que está na Form não pega, sai um troço todo esquisito....

Agradecido.

Aproveitando o tópico, eu usei: strip -strip-all (binario) e diminuiu o tamanho, mas mesmo assim ainda fica grande, tem como diminuir mais?

felipemdc

  • Administrator
  • Hero Member
  • *
  • Posts: 3538
BUG - Acentuação no português-BR
« Reply #9 on: September 06, 2006, 02:27:46 am »
Quote from: "Onjahyr-BR"
ok, mas quanto aos TLabel's, qual fonte usar?


eu gosto da bitstream vera sans

Quote
Eu já coloquei muitas fontes e todas elas não aceita caracteres acentuados. No Object Inspector aceita normalmente, mas no componente que está na Form não pega, sai um troço todo esquisito....


tente executar o programa mesmo assim

Onjahyr-BR

  • Full Member
  • ***
  • Posts: 121
BUG - Acentuação no português-BR
« Reply #10 on: September 06, 2006, 02:59:36 am »
Caramba meu, eu fiz como você disse....Não funcionou....Rapaz, tô começando a me desanimar, agora tô entendendo porque todo mundo tá metendo o pau. Por quê tá assim heim? como é que o pessoal tá conseguindo desse jeito? não tem como consertar isso não? é tão dificil assim? Pelo visto isto taí a muito tempo.... desde versaões passadas como mostra nos tópicos.... Que GTK tão dificil é esse? e por quê os outros programas não apresentam este problema? o GCC por exemplo? sei não..........

Poxa, e logo agora que eu tava querendo construir um livro-eletrônico, sem caracteres acentuados não dá mesmo...................... é, parece que vou ter que ir para o windows/Delphi mesmo... Me desanimei mesmo viu?!

Mas tudo bem, obrigado pela atenção.

felipemdc

  • Administrator
  • Hero Member
  • *
  • Posts: 3538
BUG - Acentuação no português-BR
« Reply #11 on: September 06, 2006, 03:28:27 am »
Quote from: "Onjahyr-BR"
Caramba meu, eu fiz como você disse....Não funcionou....


Qual a fonte que você está usando? Tentou a bitstream vera sans?

Tenho bastante certeza de que acentos funcionam sim no Object Inspector. Deve ser apenas um problema de configuração do seu Gtk 1

Pode tirar um Screenshot da sua tela para eu poder entender melhor o problema?

Quote
Rapaz, tô começando a me desanimar, agora tô entendendo porque todo mundo tá metendo o pau.


Calma, é só um problema de configuração. Com paciencia se resolve tudo ^^

Alias eu gostaria de colocar links de algumas pessoas que de fato gostam da ferramenta:

http://www.lazarus.freepascal.org/index.php?name=PNphpBB2&file=viewtopic&t=2782

http://www.lazarus.freepascal.org/index.php?name=PNphpBB2&file=viewtopic&t=2379

http://www.lazarus.freepascal.org/index.php?name=PNphpBB2&file=viewtopic&t=2231

Quote
como é que o pessoal tá conseguindo desse jeito?


Bom, tenho um projeto com mais de 200 mil download feito no Lazarus:

http://magnifier.sourceforge.net/

A interface gráfica possuí suporte para várias linguas, muitas com acento, e funciona numa boa. Como já disse, deve ser algum problema de configuração do seu Gtk 1.

Quote
não tem como consertar isso não?


Se se refere aos acentos no source editor, estamos trabalhando nisso. O problema será solucionado após o lançamento da versão 1.0, quando o foco de desenvolvimento no Linux vai mudar do Gtk 1 para o Gtk 2. O problema é que o Gtk 1 possuí suporte muito ruim para internacionalização.

Quote
Que GTK tão dificil é esse?


O GTK é de fato uma biblioteca bem ruimzinha, mas o Qt só pode ser usado para projetos GPL, ou então pagando uma licensa de 3 mil euros por desenvolvedor.

O Lazarus também possuí uma interface para Qt e outra para Gtk 2, mas estão em desenvolvimento.

Além do Gtk e do Qt a única opção para fazer GUIs no Linux é escrever direto no X11. Isto está sendo desenvolvido mas é extremamente complexo, então vai levar um tempo razoavel.

Quote
e por quê os outros programas não apresentam este problema? o GCC por exemplo? sei não..........


O GCC deveria ser comparado com o Free Pascal. O Compilador Free Pascal é um projeto separado do Lazarus que é apenas a IDE.

As IDEs baseadas no GCC não possuem capacidade de Rapid Application Development como o Lazarus. Elas também não tem debugger integrado no editor de código.

O Free Pascal suporta acentos, multiplas linguagens, dezenas de bibliotecas, bom qualquer coisa que o GCC faz. Além de compilar muito mais rápido.

Você também pode usar o Free Pascal para desenvolver aplicativos que não precisam do Lazarus. Pode criar sua interface gráfica usando as bibliotecas Qt ou Gtk por exemplo. Isto está documentado na Wiki do Free Pascal.

felipemdc

  • Administrator
  • Hero Member
  • *
  • Posts: 3538
BUG - Acentuação no português-BR
« Reply #12 on: September 06, 2006, 03:37:42 am »
Quote from: "Onjahyr-BR"
Eu já coloquei muitas fontes e todas elas não aceita caracteres acentuados. No Object Inspector aceita normalmente, mas no componente que está na Form não pega, sai um troço todo esquisito....


Faça assim. Ponha um label no formulário, clique nele. Abra o Object Inspector, navege até "Font" e clique no + para expandir as opções de fontes.

Observer o CHARSET, qual está escolhido? Mudar o CHARSET ajuda?

E o nome da fonte? Quais tentou?

Ah, tem mais uma possibilidade. Pode ser um defeito do Tema do GTK 1

Tente executar isto daqui no console antes de executar seu programa (execute pelo console também):

export GTK_PATH=
export GTK_RC_FILES=

Onjahyr-BR

  • Full Member
  • ***
  • Posts: 121
BUG - Acentuação no português-BR
« Reply #13 on: September 06, 2006, 03:46:32 am »
(http://www.abbm-pb.org.br/linux/curso.png)



Veja que a última palavra é: descontraída

==================================================

Estou usando outra, mas tentei também a Bitstream vera sans

==================================================

Como configurar o GTK 1???

O CharSET também mudei, atualmente deixei como ANSI_CHARSET
Eu tentei quase todas as fontes e nada. No Object Inspector ele pega normalmente, mas no FORM não pega, nem em projeto nem em execução.

====================================================

export GTK_PATH=
export GTK_RC_FILES=

Digitei e não surtiu nenhum efeito.......

Como configurar o GTK 1, onde é isso......?




Aguardo!!!!!!!

Onjahyr-BR

  • Full Member
  • ***
  • Posts: 121
BUG - Acentuação no português-BR
« Reply #14 on: September 06, 2006, 03:59:35 am »
Poxa, executei a aplicação pelo terminal e até os menus ficam doidos. Alguns ficam com o caractere § onde está nas acentuações, e gerou algumas msgs de erro no terminal:

[WARNING] *******************************************************
[WARNING] **                                                   **
[WARNING] ** Multibyte character encodings (like UTF8) are not **
[WARNING] ** supported at the moment.                          **
[WARNING] ** For full keyboard event support, make sure that   **
[WARNING] ** the LANG environment var has no UTF8              **
[WARNING] **                                                   **
[WARNING] *******************************************************

Gtk-CRITICAL **: file gtkstyle.c: line 341 (gtk_style_copy): assertion `style !=                           NULL' failed.

Gtk-CRITICAL **: file gtkstyle.c: line 341 (gtk_style_copy): assertion `style !=                           NULL' failed.

Gtk-CRITICAL **: file gtkstyle.c: line 341 (gtk_style_copy): assertion `style !=                           NULL' failed.

Gtk-CRITICAL **: file gtkstyle.c: line 341 (gtk_style_copy): assertion `style !=                           NULL' failed.

Gtk-CRITICAL **: file gtkstyle.c: line 341 (gtk_style_copy): assertion `style !=                           NULL' failed.

Gtk-CRITICAL **: file gtkstyle.c: line 341 (gtk_style_copy): assertion `style !=                           NULL' failed.


Isso aconteceu depois que digitei o export e em seguida executei a aplicação...

 

TinyPortal © 2005-2018