Recent

Author Topic: BUG - Acentuação no português-BR  (Read 42526 times)

felipemdc

  • Administrator
  • Hero Member
  • *
  • Posts: 3538
BUG - Acentuação no português-BR
« Reply #15 on: September 06, 2006, 04:16:08 am »
Ok, maravilha, a foto e o resultado da linha de comando que você postou ajudaram muito. Agora já sabemos qual é o problema! Só resta solucionar ele.

É um problema de codificação. Aquele " Ã- " que você vê é como um caracter UTF-8 com acento aparece ao ser exibido em um editor programado para ANSI.

Digite isto na linha de comando: export

Procure por uma declaração parecida com esta:

declare -x LANG="pt_BR"

O que está escrito na linha parecida com está?

Agora tente escrever esse comando antes de executar seu programa na linha de comando:

export LANG="pt_BR"

Onjahyr-BR

  • Full Member
  • ***
  • Posts: 121
BUG - Acentuação no português-BR
« Reply #16 on: September 06, 2006, 04:21:56 am »
Tá escrito: declare -x LANG="pt_BR.UTF-8"

Depois de digitar o que vc disse, ficou a mesma coisa, porém, não apareceu nenhuma msg de erro após o término do programa

felipemdc

  • Administrator
  • Hero Member
  • *
  • Posts: 3538
BUG - Acentuação no português-BR
« Reply #17 on: September 06, 2006, 04:23:43 am »
Realmente, eu testei aqui e mudar a variável de ambiente não é suficiente. Vou pesquisar como se muda a codificação do sistema.

Onjahyr-BR

  • Full Member
  • ***
  • Posts: 121
BUG - Acentuação no português-BR
« Reply #18 on: September 06, 2006, 04:27:35 am »
Não quero ocupar teu tempo, já são quase meia noite, vamos fazer o seguinte: Também vou pesquisar, eu já vi isso no vivaolinux, amanha eu retorno aqui e a gente debate... para não ficar só vc quebrando a cabeça!!! Vou fazer a minha parte também..... OK? Blz.

felipemdc

  • Administrator
  • Hero Member
  • *
  • Posts: 3538
BUG - Acentuação no português-BR
« Reply #19 on: September 06, 2006, 04:32:28 am »
Ok, mais um teste que tirei de uma rápida pesquisa. Tente agora escrever tudo isso na linha de comando:

export LC_CTYPE="pt_BR"
export LANG="pt_BR"
export LANGUAGE="pt_BR"

Agora execute o Lazarus. Para fazer isto basta ir no diretório dele e dar um ./lazarus

Edite o Caption novamente e recompile o programa. Feche a IDE.

Agora execute o programa novamente.

Está bastante tarde, então se isso não funciona eu vou traduzir o seu problema para inglês e perguntar para uns Gurus de Linux.

Não se preocupe! Agora que já sabemos qual é o problema logo teremos ele totalmente solucionado!

Onjahyr-BR

  • Full Member
  • ***
  • Posts: 121
BUG - Acentuação no português-BR
« Reply #20 on: September 06, 2006, 04:58:02 am »
Funcionou sim!!!!

Porém, os menus ficaram doidos, como disse no post anterior, mas só em tempo de projeto. Quando executo ele fica normal, tanto o TLabel quanto os Menus..... Usando a fonte bitstream vera sans em ISO 8859-1.

Agora, onde colocar isto na inicialização do sistema. Eu já vi isso em um lugar, vou pesquisar e voltarei amanhã, amanhã mesmo :lol:  Aí só fica faltando o Editor que (tem que usar o jeitinho brasileiro).

Blz.  Valeu pela dica...

Veja a figura que coloquei na página anterior, eu troquei pela nova...

felipemdc

  • Administrator
  • Hero Member
  • *
  • Posts: 3538
BUG - Acentuação no português-BR
« Reply #21 on: September 06, 2006, 02:32:15 pm »
Eu acho que o problema é só na hora de editar o programa com o Lazarus. Tipo, o sistema estava configurado para UTF-8, daí você editava o Label e ficava gravado uma string UTF-8, só que na hora de executar o programa, ele tentava ler a string como ISO, daí fica aquela coisa.

O que eu quero dizer é que um programa compilado com encoding pt_BR (ISO) vai funcionar em todos micros, mesmo os com UTF-8 como codificação padrão.

felipemdc

  • Administrator
  • Hero Member
  • *
  • Posts: 3538
BUG - Acentuação no português-BR
« Reply #22 on: September 06, 2006, 03:08:14 pm »
Quote from: "Onjahyr-BR"
Veja a figura que coloquei na página anterior, eu troquei pela nova...


Bom, tem como voltar a figura anterior e postar essa numa nova mensagem?

É que eu acho que é uma figura muito didática para outras pessoas que vierem a ler este tópico no futuro aprenderem a reconhecer este problema.

obrigado

Onjahyr-BR

  • Full Member
  • ***
  • Posts: 121
BUG - Acentuação no português-BR
« Reply #23 on: September 06, 2006, 03:47:31 pm »
Você poderia copiar as figuras e colocar aqui no fórum ou em algum local? É que aquele espaço é emprestado, logo-logo o pessoal apaga...
Então, você poderia apagar este tópico e criar um outro com as soluções temporárias tanto no idioma português como no idioma inglês.
--------------------------------------------------------------------------------

As figuras...

Anterior (com o erro): http://www.abbm-pb.org.br/linux/curso1.png
Figura nova (consertada): http://www.abbm-pb.org.br/linux/curso2.png

_________________________________________________________

Eu consegui criar uma solução temporária para o problema....
Fiz um script para quando iniciar o Lazarus alocar aquelas variáveis que você passou, seria assim:

Criar um script ( arquivo texto com extesão .sh ), dei o nome de laz.sh, mudar o caminho da última linha para informar onde se encontra o Lazarus, dar permissão (chmod +x laz.sh) e, em vez de chamar o programa lazarus, chama o laz.sh.

Conteúdo do arquivo laz.sh:

#!/bin/bash
export LC_CTYPE="pt_BR"
export LANG="pt_BR"
export LANGUAGE="pt_BR"
/home/user_name/Path_Lazarus/lazarus

Onjahyr-BR

  • Full Member
  • ***
  • Posts: 121
BUG - Acentuação no português-BR
« Reply #24 on: September 06, 2006, 03:49:56 pm »
Só queria saber como voltar ao export anterior pois depois que inicia o script, faz uma modificação geral no sistema, as letras ficam diferente (dentro dos programas), mas nada de errado, apenas diferente!

felipemdc

  • Administrator
  • Hero Member
  • *
  • Posts: 3538
BUG - Acentuação no português-BR
« Reply #25 on: September 06, 2006, 04:23:19 pm »
É só fazer um script assim:

#!/bin/bash
export LC_CTYPE="pt_BR.UTF-8"
export LANG="pt_BR.UTF-8"
export LANGUAGE="pt_BR.UTF-8"

Onjahyr-BR

  • Full Member
  • ***
  • Posts: 121
BUG - Acentuação no português-BR
« Reply #26 on: September 06, 2006, 07:44:35 pm »
Ok, mas é melhor não fazer, o aplicativo quando roda não fica bom não. o melhor é gravar isso na inicialização do linux para deixar um padrão, eu me lembrei onde eu vi isso, é no fórum onde eu faço moderação: http://www.susebr.org/forum/index.php/topic,2162.0.html

Aproveitando o tópico eu queria saber duas coisas:

1. Qual é a fonte padrão do editor do Lazarus? mexi tanto que não sei mais em qual deixar...

2. No Menu, eu coloquei alguns itens desabilitados, quando roda a aplicação, não aparece nenhum. Nem os habilitados nem os desabilitados, mesma coisa se eu colocar invisível visível, todos ficam invisíveis. O mesmo acontece nos componentes TPageControl, há algum jeitinho brasileiro para resolver isso? pois o TPageControl eu queria usá-lo como um Wizard, escondendo as abas, mas se esconder, ele fica invisível não só a aba como TUDO, não tem como ver o conteúdo...


Beleza, agradeço mais essa...

felipemdc

  • Administrator
  • Hero Member
  • *
  • Posts: 3538
BUG - Acentuação no português-BR
« Reply #27 on: September 06, 2006, 08:20:34 pm »
1 - Não estou no Linux, depois eu vejo. Bom, qualquer uma monospace deve servir.

2 - Sim, já usei esse método =)

O que eu faço é deixar o componente maior do que a Janela, assim a parte dele com as abas fica invisível, pois está para cima do que é visível ( ou embaixo de outro componente ), entendeu?

Onjahyr-BR

  • Full Member
  • ***
  • Posts: 121
BUG - Acentuação no português-BR
« Reply #28 on: September 06, 2006, 08:23:45 pm »
Entendi.... como o jeitinho brasileiro é bom! :lol:

Eu procurando aqui no fórum encontrei isso:

There is a bug in TPageControl (bug# 0885), which is that if you set TabVisible to false, it completely disables/removes the page, not just make the tab invisible. If you don't want to see tabs you have to use TPageControl.ShowTabs:=false , that will remove all the tabs thou.

Só falta agora saber como deixar um item do menu invisível ou desabilitado, uma vez que se fizer isso, todos ficam...

Blz

felipemdc

  • Administrator
  • Hero Member
  • *
  • Posts: 3538
BUG - Acentuação no português-BR
« Reply #29 on: September 07, 2006, 02:29:42 am »
Quote from: "Onjahyr-BR"
1. Qual é a fonte padrão do editor do Lazarus? mexi tanto que não sei mais em qual deixar...


Não sei qual é o padrão, mas aqui está configurado para:

bitstream vera sans mono

 

TinyPortal © 2005-2018