Recent

Author Topic: Gerando executável no Ubuntu  (Read 6494 times)

arossini

  • Newbie
  • Posts: 1
Gerando executável no Ubuntu
« on: February 25, 2012, 11:23:59 pm »
Fiz um programinha no Lazarus para Ubuntu e ele está compilando normalmente. No entanto, tentei copiar o arquivo executável (resultante da compilação) e executá-lo em outra máquina (também Ubuntu mas sem Lazarus) mas não funcionou. Alguém sabe quais opções de compilação devo mexer para incorporar ao arquivo todos os pacotes necessários para sua execução em qualquer máquina com Ubuntu?

brunof

  • Newbie
  • Posts: 6
  • Linux
Re: Gerando executável no Ubuntu
« Reply #1 on: February 28, 2012, 05:34:26 pm »
Eu não tive problemas com um programa simples estilo hello world.
Funcionou legal.

Porém quando testei um aplicativo com conexão de banco ele deu erro.
Detalhe que já tenho instalado o pacote "libmysqlclient16"
"Computer is like air conditioning:It becomes useless when you open Windows." - Linux tolvards
Lazarus-Linux-MySql

RaphaelZ

  • Jr. Member
  • **
  • Posts: 64
Re: Gerando executável no Ubuntu
« Reply #2 on: July 25, 2012, 10:23:33 pm »
Olá amigo...
Podem ser dependencias do aplicativo e/ou incompatibilidade de versão - vou explicar:

Se seu executável foi gerado no ubuntu 64bit, ele só rodará em outro linux 64bit; Se ele foi compilado no ubuntu 32bit, ele vai rodar nos sistemas 32bit e 64bit, PORÉM, para que o aplicativo 32bit rode em um linux 64bit, tal linux deve ter as bibliotecas de execução de aplicativos 32bit (normalmente, ao executar a aplicação por terminal, ele irá indicando a você quais seriam essas dependências).

Isso já aconteceu comigo, e após verificar o tipo do sistema e as dependencias, tudo funcionou ;)
Me corrija alguém caso eu esteja errado, numa boa :D


bylaardt

  • Sr. Member
  • ****
  • Posts: 309
Re: Gerando executável no Ubuntu
« Reply #3 on: July 27, 2012, 12:43:56 am »
Corrigir o "me corrija":  :P não se usa a próclise nesse caso!

Voltando ao assunto: Ainda precisa verificar se algum componente específico não usa bibliotecas específicas ".so" ou precisa de outros pacots instalados, como é o caso dos componentes Zeos.
Também verifique se você compilou para GTK ou para Qt.

elender

  • New Member
  • *
  • Posts: 35
Re: Gerando executável no Ubuntu
« Reply #4 on: March 29, 2017, 03:13:59 pm »
como saber se compilei pra gtk ou qt?

 

TinyPortal © 2005-2018