Recent

Author Topic: Diagnóstico do Lazarus-Alguém se habilita?  (Read 11026 times)

brunof

  • Newbie
  • Posts: 6
  • Linux
Diagnóstico do Lazarus-Alguém se habilita?
« on: February 14, 2012, 04:04:12 pm »
Fala galera!tudo bem?

Bem, já fui programador Delphi Jr. há alguns anos, porém acabei seguindo para área de infraestrutura e parei de programar(shell script não conta). :-[

Esse mês lendo a LinuxMagazine, "redescobri" o Lazarus.
Como hoje trabalho somente com Linux, estou interessado em voltar a programar sistemas de automação comercial voltados pro Linux...
Estou no início dos testes (forms de cadastro com MySQL), até agora não tive nenhum problema.

Gostaria de saber pela comunidade como está o Lazarus hoje, é mesmo estável, dá pra "investir" em projetos para produção?

Abraços,
« Last Edit: February 14, 2012, 04:06:24 pm by brunof »
"Computer is like air conditioning:It becomes useless when you open Windows." - Linux tolvards
Lazarus-Linux-MySql

felipemdc

  • Administrator
  • Hero Member
  • *
  • Posts: 3538
Re: Diagnóstico do Lazarus-Alguém se habilita?
« Reply #1 on: February 14, 2012, 04:32:21 pm »
Sim, há várias empresas que utilizam o Lazarus para criar seus produtos. Por exemplo:

http://www.earmaster.com/

alec_rs

  • Newbie
  • Posts: 2
Re: Diagnóstico do Lazarus-Alguém se habilita?
« Reply #2 on: February 15, 2012, 12:27:27 am »
Bruno,

eu tenho vivido esse mesmo dilema. Sei que o Lazarus vai atender minha demanda em pequenos projetos, mas penso que tenho projetos que vão precisar de boletos bancários, acesso a catracas de acesso IP, biometria, etc. E aí vem minha preocupação. Além de que, não sei como funciona a parte de manutenção do sistema em Lazarus, se é clara e transparente ou algo de outro mundo.

Amigos, opinem por favor.

Alec  ::)

brunof

  • Newbie
  • Posts: 6
  • Linux
Re: Diagnóstico do Lazarus-Alguém se habilita?
« Reply #3 on: February 15, 2012, 02:58:45 pm »
Sim, há várias empresas que utilizam o Lazarus para criar seus produtos. Por exemplo:

http://www.earmaster.com/

Valeu Felipe!
O programa parece ser bacana, to baixando até o demo pra testar...

Bruno,

eu tenho vivido esse mesmo dilema. Sei que o Lazarus vai atender minha demanda em pequenos projetos, mas penso que tenho projetos que vão precisar de boletos bancários, acesso a catracas de acesso IP, biometria, etc. E aí vem minha preocupação. Além de que, não sei como funciona a parte de manutenção do sistema em Lazarus, se é clara e transparente ou algo de outro mundo.

Amigos, opinem por favor.

Alec  ::)
Alec, essa também é a minha dúvida, pelo que eu to vendo ele faz o "feijão com arroz" muito bem dentro do Linux e isso já é muito estimulante.
Mas como eu disse ainda to só nos forms de teste, ainda não criei regras de negócio pro banco e tudo mais...Por isso queria a opinião a respeito de quem já está envolvido com o Lazarus.
No Delphi tinhamos a INDY para "brincar" com TCP IP e serviços diversos de rede.Além do ZEOS que fazia um belo trabalho com BD.
Eu já andei vendo que tem esses dois pro Lazarus mas nãos ei se funciona redondo ou se é bugado...
"Computer is like air conditioning:It becomes useless when you open Windows." - Linux tolvards
Lazarus-Linux-MySql

typo

  • Hero Member
  • *****
  • Posts: 3051
Re: Diagnóstico do Lazarus-Alguém se habilita?
« Reply #4 on: February 15, 2012, 03:21:42 pm »
Contamos com vocês para eventualmente reportar os bugs.

fredbrastux

  • New Member
  • *
  • Posts: 12
Re: Diagnóstico do Lazarus-Alguém se habilita?
« Reply #5 on: February 15, 2012, 06:24:23 pm »
Bruno,

Quanto a boleto bancário, eu migrei o GBoleto do Delphi para o Lazarus
0.9.28.2 , e a mesma funciona perfeitamente. Mudei a mascára do QuickReport
pelo Lazreport. Agora estou migrando para o Fortes Report, à fim de que a
mesma funcione nas versões 0.9.30 e superiores.  Inclusive realizei várias
modificações, à fim de atender ao padrão novo da CEF, por exemplo. Quanto
aos dispositivos, tais como : catracas , Impressoras ECF MFD, Impressoras
de cheque etc. Se os mesmos oferecerem dll de acesso (windows), você
poderá desenvolver normalmente, pois nada muda. O Zeos 6.6.6 funciona
bem, inclusive no Linux. No caso da Indy, não saberia precisar, pois utilizo a LNet.
www.brastux.com.br
« Last Edit: February 15, 2012, 06:30:25 pm by fredbrastux »

brunof

  • Newbie
  • Posts: 6
  • Linux
Re: Diagnóstico do Lazarus-Alguém se habilita?
« Reply #6 on: February 28, 2012, 07:15:37 pm »
Fred, valeu!
Acessei seu site e parecem muito boas as soluções.
"Computer is like air conditioning:It becomes useless when you open Windows." - Linux tolvards
Lazarus-Linux-MySql

alec_rs

  • Newbie
  • Posts: 2
Re: Diagnóstico do Lazarus-Alguém se habilita?
« Reply #7 on: March 11, 2012, 03:09:54 am »
Fred, excelente o site e software desenvolvidos. Precisamos de mais gente postando seus trabalhos para que possamos "enxergar" as possibilidades do Lazarus. A confiança na IDE só aumenta quando vemos colegas usando a ferramenta e desenvolvendo bons produtos.

Daniel Simoes

  • New Member
  • *
  • Posts: 10
    • DJSystem
Re: Diagnóstico do Lazarus-Alguém se habilita?
« Reply #8 on: March 22, 2012, 09:50:16 pm »
Apesar da propaganda, acredito que seja um bom exemplo da capacidade do Lazarus

http://www.djpdv.com.br/

Trata-se de uma aplicação de Ponto de Venda, homologada em PAF-ECF, TEF discado/dedicado, com suporte a NFe, totalmente escrita em Lazarus, usando os seguintes principais componentes

ZeosDBO, ACBr, Synapse

luiss

  • Newbie
  • Posts: 1
Re: Diagnóstico do Lazarus-Alguém se habilita?
« Reply #9 on: April 18, 2012, 01:30:03 pm »
Ola, meu sistema para controle de iluminação no MAC tb é feito todo em Lazarus, as vezes tenho alguns problemas com algumas versões do MAC, mas hoje em dia ja esta muito mais estável do que no passado.

Uso muita comunicação de rede e XML.

http://www.lumikit.com.br/software-dmx-lumikit-show-mac-os-x

Luis

bylaardt

  • Sr. Member
  • ****
  • Posts: 309
Re: Diagnóstico do Lazarus-Alguém se habilita?
« Reply #10 on: August 04, 2012, 10:33:51 pm »
eu não estou migrando de delphi, portanto nao tenho parametros, mas acompanho as evoluções do fpc desde o fpk, e não vejo retrocesso nem limitações possíveis a atrapalhar algum projeto futuro.
Mas lembre-se de deixar o código compatível com o fpc, optando em compilar sempre com o{$mode objfpc}.
o {$mode mdelphi} pode não acompanhar o código com as versões do delphi acima da versão 7.

nightrider

  • Full Member
  • ***
  • Posts: 139
Re: Diagnóstico do Lazarus-Alguém se habilita?
« Reply #11 on: August 05, 2012, 06:20:03 pm »
Eu desenvolvi e tenho rodando em WinCe com sucesso um projeto de captação de dados em campo. É bem grande e usa SQLite na ponta. Tambem envia backups feitos com a unit de ZIP via e-mail

Não tive problemas sérios. Os poucos que ocorreram foram resolvidos prontamente pelo felipemdc.

[ ]

Ricardo(São Paulo)

 

TinyPortal © 2005-2018