Recent

Author Topic: O que é, exatamente, file stream?  (Read 8952 times)

nightrider

  • Full Member
  • ***
  • Posts: 139
O que é, exatamente, file stream?
« on: December 22, 2011, 12:21:29 pm »
Alguém teria a paciência de me explicar o que é,  exatamente, file stream?

Quando usar? Por que usar file stream e nao um file comum? Qual(is) a vantagem(ns) de usar? Vejo exemplos com file stream por aí mas evito. Provavelmente porque ainda nao entendi a idéia geral da coisa e a(s) vantagem(ns)

Agradeço qualquer ajuda.

Saudações desde Sao Paulo - SP

Ricardo

meulinux

  • Guest
Re: O que é, exatamente, file stream?
« Reply #1 on: December 22, 2011, 01:27:17 pm »

felipemdc

  • Administrator
  • Hero Member
  • *
  • Posts: 3538
Re: O que é, exatamente, file stream?
« Reply #2 on: December 22, 2011, 01:43:14 pm »
Só para saber o que é filestream:

http://technet.microsoft.com/pt-br/library/bb933993.aspx

Acho que ele queria dizer TStream do Pascal, que não tem muito a ver com essa página da Microsoft. No livro do Lazarus tem uma explicação detalhada.

nightrider

  • Full Member
  • ***
  • Posts: 139
Re: O que é, exatamente, file stream?
« Reply #3 on: December 22, 2011, 03:31:16 pm »
Se tá explicado no livro eu espero. Tenho promessa de receber um. Para breve.

[ ]

Ricardo

typo

  • Hero Member
  • *****
  • Posts: 3051
Re: O que é, exatamente, file stream?
« Reply #4 on: December 22, 2011, 03:42:31 pm »
Basicamente um stream é uma fila de bytes. É a forma mais rápida e simples de abrir e editar um arquivo.

nightrider

  • Full Member
  • ***
  • Posts: 139
Re: O que é, exatamente, file stream?
« Reply #5 on: December 22, 2011, 05:42:27 pm »
"file of char" também é.

Qual a semelhança? Gostaria de entender isto direito. Por isto comecei este thread.

[ ]

typo

  • Hero Member
  • *****
  • Posts: 3051
Re: O que é, exatamente, file stream?
« Reply #6 on: December 22, 2011, 07:43:07 pm »
O livro do Motaz Abdel Azeem é um livro básico em português. Você pode comprá-lo em http://www.agbook.com.br/book/115107--Comece_a_Programar_com_Object_Pascal

felipemdc

  • Administrator
  • Hero Member
  • *
  • Posts: 3538
Re: O que é, exatamente, file stream?
« Reply #7 on: December 22, 2011, 10:25:59 pm »
"file of char" também é.
Qual a semelhança?

O livro detalha isso (eu escrevi esse capítulo), mas de modo geral file of algo é o método tradicional de acesso a arquivos do Pascal. TStream é o método mais novo e orientado a objetos. No fim os dois métodos fazem a mesma coisa e dá até pra converter entre eles dentro de algumas limitações. Eu somente uso TStream a não ser que seja algo muito específico, mas acho que é uma questão de gosto, apesar que as bibliotecas mais novas todas usam somente TStream.

nightrider

  • Full Member
  • ***
  • Posts: 139
Re: O que é, exatamente, file stream?
« Reply #8 on: December 22, 2011, 10:31:55 pm »
O livro do Motaz Abdel Azeem é um livro básico em português. Você pode comprá-lo em http://www.agbook.com.br/book/115107--Comece_a_Programar_com_Object_Pascal

Depois de comprar um livro nacional sobre Lazarus, mais do que nunca, vou esperar o escrito na Europa. O que tenho daqui nao poderia ser + superfcial.

nightrider

  • Full Member
  • ***
  • Posts: 139
Re: O que é, exatamente, file stream?
« Reply #9 on: December 22, 2011, 10:34:32 pm »
"file of char" também é.
Qual a semelhança?

O livro detalha isso (eu escrevi esse capítulo), mas de modo geral file of algo é o método tradicional de acesso a arquivos do Pascal. TStream é o método mais novo e orientado a objetos. No fim os dois métodos fazem a mesma coisa e dá até pra converter entre eles dentro de algumas limitações. Eu somente uso TStream a não ser que seja algo muito específico, mas acho que é uma questão de gosto, apesar que as bibliotecas mais novas todas usam somente TStream.


Legal. o livro de voces aí da Europa é minha esperança de ter alguma documentacao + detalhada... Os autores nacionais nao se preocupam em aprofundar tais assuntos.

[ ]

 

TinyPortal © 2005-2018