Recent

Author Topic: Componente com funções semelhantes ao notepad  (Read 18206 times)

nightrider

  • Full Member
  • ***
  • Posts: 139
Componente com funções semelhantes ao notepad
« on: September 11, 2011, 04:40:57 pm »
Olá!

Não consegui achar 1 componente na minha IDE (0.9.30) que me permita montar 1 texto e tenha funções bem simples de edição analogas as do notepad. Preciso também, obviamente, receber o conteudo(depois de editado a vontade pelo usuario) deste componente e salvar num string de um DB.

Não sei se estou comendo bola em algum lugar, mas o fato é que nao achei o tal componente.

Alguem me ajuda, por favor?

Saudações desde São Paulo - SP

Ricardo

typo

  • Hero Member
  • *****
  • Posts: 3051
Re: Componente com funções semelhantes ao notepad
« Reply #1 on: September 11, 2011, 04:55:23 pm »
O componente é o TMemo, da aba Standard.

Arbee

  • Full Member
  • ***
  • Posts: 223
Re: Componente com funções semelhantes ao notepad
« Reply #2 on: September 11, 2011, 05:15:03 pm »
You could also use the much more flexible SynEdit component.
1.0/2.6.0  XP SP3 & OS X 10.6.8

nightrider

  • Full Member
  • ***
  • Posts: 139
Re: Componente com funções semelhantes ao notepad
« Reply #3 on: September 11, 2011, 05:53:48 pm »
Me ajuda a ver se entendi direito.

Se vou descarregar o texto TMemo para um string, tenho que concatenar varias linhas do TStringList TMemo.Lines.

Se vou alimentar o TMemo com o conteudo de 1 string, basta mover este string para TMemo.Lines[0]

O editor sempre encara o TMemo como 1 texto e funciona +/- como o notepad. Mas a carga e descarga dos dados funciona como descrito por mim ai em cima.

Conclui corretamente? Pelo menos num testiculo que fiz funcionou desta forma.

[ ]

Ricardo

P.S.: IMHO the TSynEdit is so complex for the application I need.
« Last Edit: September 11, 2011, 06:28:54 pm by nightrider »

Silvio Clécio

  • Guest
Re: Componente com funções semelhantes ao notepad
« Reply #4 on: September 11, 2011, 07:59:54 pm »
Não conhecia o TMemo Ricardo? Acho que você é novo no Lazarus e talvez não veio do Delphi. Veja isso: http://pt.scribd.com/doc/2900885/Delphi-Basico-Capitulo-6

Participe de nosso grupo sobre Lazarus no Google Codes Groups, lá o povo fala sua língua: https://groups.google.com/group/lazarus-br?hl=pt-BR

Não sei como os adms daqui ainda não chiaram com o pessoal falando em português. Já levei chingo uma vez (e estou correndo risco de levar denovo :-[).
« Last Edit: September 11, 2011, 08:08:56 pm by silvioprog »

nightrider

  • Full Member
  • ***
  • Posts: 139
Re: Componente com funções semelhantes ao notepad
« Reply #5 on: September 11, 2011, 08:12:24 pm »
Acho que tu tá meio mal informado, Silvio. Esta pagina(http://www.lazarus.freepascal.org/index.php/board,48.0.html) é destinada a um forum em lingua portuguesa. De modo que nao ha o que reclamar deste lado.

Por outro lado, podias teu usado o post pra me ajudar e ao inves de fazer especulacoes sobre meus conhecimentos. Até pq meu ultimo post apenas pede para confirmar minhas conclusoes e nao tomaria mais que um minuto ou dois de grandes conhecedores como tu pareces ser.

Nunca precisei usar o TMemo da forma que perguntei no meu post original.

Era isto. (Ainda aguardando confirmacao sobre minhas conclusoes a cerca do TMemo).

[ ]


Silvio Clécio

  • Guest
Re: Componente com funções semelhantes ao notepad
« Reply #7 on: September 11, 2011, 08:29:06 pm »
Hum... Não sabia que tinha uma página exclusiva para língua portuguesa. É bom saber disso, valeu. ;)

Não estava especulando seus conhecimentos, apenas te convidei para participar de um grupo em português ativo sobre Lazarus e ainda te passei um material sobre TMemo. Só. Mas se para você soou como ofensa, me desculpe, pode acreditar que não dou mais um piu contigo.

felipemdc

  • Administrator
  • Hero Member
  • *
  • Posts: 3538
Re: Componente com funções semelhantes ao notepad
« Reply #8 on: September 11, 2011, 08:56:50 pm »
Me ajuda a ver se entendi direito.

Se vou descarregar o texto TMemo para um string, tenho que concatenar varias linhas do TStringList TMemo.Lines.

É muito melhor usar a propriedade TMemo.Lines.Text que já contém o texto inteiro.

Quote
Se vou alimentar o TMemo com o conteudo de 1 string, basta mover este string para TMemo.Lines[0]

Novamente, é melhor usar TMemo.Lines.Text

felipemdc

  • Administrator
  • Hero Member
  • *
  • Posts: 3538
Re: Componente com funções semelhantes ao notepad
« Reply #9 on: September 11, 2011, 09:02:11 pm »
Hum... Não sabia que tinha uma página exclusiva para língua portuguesa. É bom saber disso, valeu. ;)

Eu criei essa secção (putz, será que acertei na ortografia =D essa palavra tem umas 3 versões com o mesmo som...) a pouco tempo. O Forum do Lazarus deve substituir o forum do Free Pascal e o forum do Free Pascal tem secções para outros idiomas.

nightrider

  • Full Member
  • ***
  • Posts: 139
Re: Componente com funções semelhantes ao notepad
« Reply #10 on: September 11, 2011, 09:10:38 pm »
Olá Felipe!

Inicilamente muito obrigado pela resposta rapida e objetiva sobre o TMemo. ME ajudou muito mesmo.

2º Esta josta de idioma já é dificil pra quem tá no Brasil, imagina pra quem ta morando no estrangeiro.

Acredito que a grafia mais correta, no caso em questao, é seção.

Secção seria "Ação ou resultado de seccionar, de cortar algo"

Obrigado pela sempre prestimosa ajuda.

Ricardo

Silvio Clécio

  • Guest
Re: Componente com funções semelhantes ao notepad
« Reply #11 on: September 11, 2011, 09:10:48 pm »
A ideia foi ótima, uma vez eu tomei chingo de um adm por ter usando português no fórum. Na época eu nem imaginava que não podia fugir do inglês por aqui hehe... :-[

Depois vou avisar ao pessoal do Lazarus-BR sobre essa atualização aqui no fórum.

Valeus. \o/

typo

  • Hero Member
  • *****
  • Posts: 3051
Re: Componente com funções semelhantes ao notepad
« Reply #12 on: September 11, 2011, 11:28:23 pm »
Quem sabe se possa criar uma seção também para russo, alemão, chinês e árabe, que são as línguas "estrangeiras" mais frequentes além do português.

E tem o espanhol, é claro.

Acredito que, para o Brasil, vai ser muito útil.
« Last Edit: September 11, 2011, 11:38:23 pm by typo »

meulinux

  • Guest
Re: Componente com funções semelhantes ao notepad
« Reply #13 on: September 12, 2011, 05:28:07 pm »
Faz tempo que não sinto falta da lista do Silvio! Aqui a gente fica no Inglês, se a tradução não ficar bem feita corremos para o fórum em português, e se nada resolver aqui no fórum oficial não se resolve em lugar nenhum.

O pobre do Silvio sempre se mostrando saber mais, tsts
Podia ter respondido sobre o TMemo em vez de ficar convidando os outros para participar da lista dele, ele sempre faz isso. Ir pra onde? se aqui é o fórum do projeto oficial!!! rsrsrs pareceu piada!
« Last Edit: September 12, 2011, 05:32:50 pm by meulinux »

Silvio Clécio

  • Guest
Re: Componente com funções semelhantes ao notepad
« Reply #14 on: September 12, 2011, 05:51:12 pm »
Diante de tuas atitudes nesta, na lista do Delphi, e em vários canais sobre Lazarus, eu só sinto um tipo de sentimento por você Robson: pena.

Cuidado com as ameaças que você anda fazendo as pessoas pela web, pq além de tudo, não sabia que você era um elemento com suspeita de ser criminoso. Veja o que levou a ameaça que você fez ao membro Ericson:

"> Não esqueçam de alertar o Ericson Benjamim, afinal de contas o cara ameaçou
> pegar ele... falou até que sabe onde ele mora e talz.

Faz tempo que alertei minha família para o caso de acontecer algo
comigo ele entrar na lista de suspeitos. Parece que ele é de Campina
Grande, uns 120 km daqui de João Pessoa. Acho que ele só estava
intimidando mesmo, mas hoje em dia ninguém pode dar mais bobeira.
[]'s,
Ericson Benjamim. "

Tópico:

https://groups.google.com/group/lazarus-br/browse_thread/thread/9a12e64175d81c?hl=pt-BR

Tu uma hora dessas vai pagar pelas tua atitudes, anote isso. Ainda existe justiça nesse mundo, nem que seja divina.

 

TinyPortal © 2005-2018